Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Plano Plurianual - PPA

O Plano Plurianual (PPA) é um dos instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal e na Estadual, juntamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).  

O PPA estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas, quantificados física e financeiramente, dos programas da administração direta e indireta para um período de quatro anos. Esse período se inicia no segundo ano de mandato e se encerra no primeiro ano do mandato seguinte, sendo sua execução anual definida conforme orientações editadas pela LDO e recursos previstos pela LOA. 

Desde o início da sua vigência o Plano passa a ser acompanhado quadrimestralmente através da inserção de informações pelos órgãos no Sistema de Planejamento e Orçamento – SPO, o mesmo utilizado para a elaboração do PPA. 

Como o processo de planejamento é dinâmico, sempre que necessário, ao longo do período de execução do Plano, ocorrem os processos de revisão, com o objetivo de atualizar e adequar o planejamento das ações dos órgãos do Estado promovendo ajustes, correções e melhorias nos programas que compõem o PPA, bem como visam ao alinhamento entre os atributos do Plano Plurianual e os Projetos Estratégicos contratualizados com os órgãos de governo através do Acordo de Resultados. 

Todo o processo do Plano Plurianual, desde a elaboração até a revisão e avaliação do PPA, é coordenado pelo Departamento de Planejamento Governamental, da Subsecretaria de Planejamento da SPGG. 

Plano Plurianual 2024-2027

O processo de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 ocorre entre os meses de abril e de agosto de 2023, sendo que em 1º de agosto o PPA deve ser entregue na Assembleia Legislativa.  

Entre março e abril de 2023 ocorreu a Capacitação para Elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, realizado em parceria com a Escola de Governo, voltados aos membros da Rede de Planejamento, Governança e Gestão indicados pelos órgãos. 

Abaixo estão todos os materiais referentes ao Processo de Elaboração do próximo PPA. 

- Acesse aqui o texto completo do Plano Plurianual 2024-2027

- Lei 16.005/2023

- Anexo da Lei 16.005/2023

Plano Plurianual 2020 - 2023

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão